BLOG, BLOCO BURLESCO, MUSA E WEB RÁDIO RESPIRANDO CARNAVAL - O CARNAVAL É O ANO INTEIRO! - ANO 12: Acadêmicos da P1 é a Grande Vencedora do Carnaval 2016






FAZER DOWNLOADS DOS SAMBAS DE ENREDO, LETRAS DE SAMBA DE ENREDO, MAPAS DAS PLANILHAS DAS NOTAS E A PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL CLICA AQUI. E DE OUTRAS CIDADES CLICA AQUI.


domingo, 10 de abril de 2016

Acadêmicos da P1 é a Grande Vencedora do Carnaval 2016

Vice em 2015, a escola do bairro Profilurb I trouxe para a passarela fantasias impecáveis, carros alegóricos suntuosos e uma comissão de frente que rendeu o título à agremiação
 
http://www.jornalagora.com.br/uploads/galeria_fotos/51151_zoom.jpg
Escola Acadêmicos da P1 foi eleita
a vencedora do Carnaval 2016
Após problemas com a liberação das arquibancadas pelo Corpo de Bombeiros e opiniões divididas sobre a necessidade de se realizar um Carnaval fora de época, na cidade, a Folia aconteceu em grande estilo, na noite do último sábado (9), com a evolução de seis escolas de samba do grupo especial, que somaram, juntas, cerca de 2.500 integrantes.
 
A apuração aconteceu na tarde destes domingo (10), e a Escola Acadêmicos da P1 foi eleita a vencedora do Carnaval. A escola – que havia sido vice em 2015 – fez a mesma pontuação da campeã do ano passado, Unidos do Mé, e o desempate foi devido ao quesito Comissão de Frente, no qual a escola foi melhor pontuada.
 
E, para assistir ao Carnaval, não faltou público. Segundo a Liga Independente das Escolas e Entidades do Samba do Rio Grande (Lieesa), foram cerca de 3.500 pessoas nas arquibancadas, muitos desses vindos de outras cidades como Pelotas, Santa Vitória, Bagé, São Lourenço, Porto Alegre e até de Uruguaiana, cidade cujo Carnaval fora de época é sucesso nacional.
 
O Carnaval Oficial no Sambódromo do Rio Grande foi organizado pela Lieesa, com o apoio da Prefeitura Municipal. As escolas que animaram a passarela foram: Águias do Samba, Unidos da Zona Oeste, Nós de Casa, Unidos da Rheingantz, Acadêmicos da P1 e Unidos do Mé.
 
Participações
Antes dos desfiles oficiais, que iniciaram pouco depois das 23h, o evento contou com a participação da Escola de Samba Imperadores da Zona Sul – formada a partir do Bloco NoKodum, e que, pela primeira vez, pisou na passarela do samba – e dos blocos carnavalescos: Vem Suando Que Eu Te Enxugo, Ritmo Frenético e Negão da Mauá.
 
Desabafo
Para a presidente da Lieesa, Katucha Duarte, apesar de todo o trabalho, o esforço valeu a pena, e o evento foi um sucesso: “Eu me sinto com o dever cumprido. É uma satisfação e alegria imensa, todo o esforço valeu a pena, afinal, nenhuma guerra se ganha fácil”, salienta. A presidente ainda desabafou sobre as críticas que, segundo ela, recebia de pessoas de dentro do próprio ambiente carnavalesco:
 
Tentaram me difamar, pelo simples fato de eu ser mulher e jovem, diziam que eu não seria capaz de organizar isso aqui [Carnaval], mas vou dizer: pra me derrubar tem que nascer de novo – desabafou Katucha.
 
Valorização
Segundo o prefeito do Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, que acompanhou todo o evento, a realização do Carnaval é uma forma do Executivo valorizar a cultura e a tradição. “Estamos muito felizes, está uma noite muito agradável, um ótimo público veio conferir e temos todas as estruturas adequadas, para prestigiar e valorizar essa festa popular, que já é tradição em nossa cidade”, observou. O gestor do Municipío comentou também sobre a importância da realização do evento:
 
Não tenho dúvidas da importância de se valorizar políticas públicas culturais, como o Carnaval, que já é histórico em nossa cidade, e não seria diferente nesse ano. Também temos que perceber a questão econômica do Carnaval, muitas pessoas vêm de fora para prestigiar, os bares, hotéis e lojas variadas têm a economia movimentada com o Carnaval, além de todas as pessoas que passam o ano inteiro envolvidos com este evento, dentro das escolas de samba – disse Lindenmeyer.
 
A vencedora
A Escola de Samba Acadêmicos da P1 – fundada em 5 de setembro de 2003 – está há sete anos no grupo especial e é, pela primeira vez, a campeã do Carnaval do Município. Após um desfile simples, mas correto, em 2015 – que lhe rendeu o segundo lugar – a escola do bairro Profilurb I trouxe, neste ano, fantasias impecáveis, lindos carros alegóricos e evoluções bem preparadas.
 
Com o tema-enredo “A filha mais velha da mãe África – Haiti, a pérola das Antilhas” e o samba-enredo de Zeca Swinguinho e Eberton Prestes, que, rapidamente, contagiou o público – o qual, mesmo com a chuva, não perdeu a alegria e cantava “Yorubá crioulo é, voodo é o povo mostrando a sua fé, Yorubá crioulo é, P1 levanta a poeira com samba no pé”.
 
Com 350 componentes, dois carros alegóricos e 11 alas, a Escola encantou na passarela e todos os que viam o desfile sabiam que as chances de conquistar o primeiro lugar era real. Como pontos altos do desfile, pode-se destacar o carro que retratava o continente africano, a comissão de frente, que fez bonito, mesmo com a chuva que insistia em cair, e o casal de mestre-sala e porta-bandeira, o qual encantou pela evolução, simpatia e beleza das fantasias.
 
Eberton Prestes, diretor e segundo carnavalesco da campeã de 2016, disse: “Veja bem, é muita alegria, pra nós, essa vitória passou a ser um marco, o pessoal está muito feliz. Fizemos um trabalho muito bem feito, e o público deu a certeza da vitória, já com a reação deles na avenida”.
 
Demais escolas
A Unidos do Mé, campeã em 2015, veio preparada para levar o troféu pra casa e fez a mesma pontuação da campeã, porém, o quesito comissão de frente deu o título à Acadêmicos da P1. Com o tema-enredo “Sou Unidos do Mé, Vivo o Carnaval... Nosso Patrimônio Cultural!”, a Escola trouxe, para a passarela do samba, 320 integrantes, divididos em 13 alas, mais quatro carros alegóricos e dois tripés.
 
Iniciando o desfile perto das 5h de ontem (10), a Escola fez Carnaval falando de Carnaval, e levantou todos os que ainda estavam nas arquibancadas. Com carros alegóricos suntuosos – entre eles, o Carro das Estrelas, que homenageava figuras importantes do Carnaval rio-grandino, já falecidos; e o Carro Carnaval em Pernambuco, que trazia um bonito Galo da Madrugada, um boneco de Olinda e fazia referências ao Frevo e ao Maracatu – fantasias bonitas e muita animação, a escola não deixou a desejar.
 
Em terceiro lugar, a Academia Águias do Samba, em sua primeira vez no grupo especial do Carnaval, fez bonito com o tema-enredo “Marcos Fonseca, o Senhor do Carnaval – De menino sonhador a ícone da Rádio Pelotense”. Destaca-se a beleza singela do carro que retratava Nª Sª Aparecida e a paradinha da bateria, onde todos cantavam, com o auxílio de palmas, o refrão: “Canta, meu povo, nessa noite especial”. E a Águias foi a escola com maior número de integrantes: cerca de 530.
 
A Unidos da Rheingantz ficou em 4º lugar com o enredo “Rheingantz canta o poeta Lupicínio Rodrigues, carisonhamente Lupi, o boêmio”, que retratou a vida do cantor e compositor gaúcho. A Escola contou com cerca de 450 integrantes, que se dividiram em 12 alas e foram acompanhados por quatro carros e um tripé. Do desfile, destacam-se a bela evolução da comissão de frente – que trazia vários Lupicínios boêmios e lavadeiras que, ao estender as roupas no varal, formavam o nome “Lupi”, as lindas fantasias da ala das baianas e o carro alegórico inspirado no Grêmio, e trazia o filho de Lupicínio Rodrigues.
 
Em 5º lugar, a Unidos da Zona Oeste, sediada no bairro Castelo Branco II, trouxe para a passarela do samba o tema-enredo “Amaral e a natureza” – como homenagem ao intérprete da Escola que morreu no Sambodrómo, no último Carnaval. Segundo a escola, a melhor forma de homenageá-lo “foi compará-lo à natureza e idealizá-lo como o ser de luz da Escola”. A Escola trouxe 250 integrantes, em 10 alas, e possuía dois carros alegóricos. Durante o desfile, a comissão de frente e a ala que trazia uma roda de capoeira com crianças encantaram aos que assistiam.
 
Com um desfile curto, a Nós de Casa ficou em 6º lugar, com o tema-enredo “Por mares nunca dantes navegados”, descrevendo o sonho de um pescador que viaja pelas profundezas do oceano. Se a colocação não foi das melhores, a escola pode ter certeza que não fez feio, no tocante à alegria, e encantou ao público com a animação de seus 300 componentes, divididos em 12 alas e acompanhados por dois carros alegóricos.
 
Pela primeira vez na passarela
A recém-criada Escola de Samba Imperadores da Zona Sul – formada a partir do Bloco NoKodum – pisou, pela primeira vez, na passarela do samba. A escola, que pretende participar do próximo Carnaval, mostrou animação e competência na bateria. Segundo Suelen Santana, membro da diretoria da Escola: “A expectativa era muito grande, até esperávamos um público maior, mais calor humano [quando a escola se apresentou, o público ainda não era grande, mas foi tudo perfeito, não tendo violência já estamos felizes”.
 
Resultados
1º Lugar – Acadêmicos da P1 - 89,6*
2º Lugar – Unidos do Mé - 89,6*
3º Lugar – Academia Águias do Samba - 88,1
4º Lugar – Unidos da Rheingantz – 87,8
5º Lugar – Unidos da Zona Oeste – 87,0
6º Lugar – Nós de Casa – 44,2
*O desempate que deu o título à Acadêmicos da P1 foi devido ao quesito Comissão de Frente
 
Corte do Carnaval 2016
A escolha e coroação da Corte aconteceram em março, na Sociedade Cultural Águia Branca. O Rei Momo Ronaldo Coelho, representando a Unidos da Rheingantz; a Rainha LGBT Camila Duarte, pela escola Águias do Samba; a Rainha do Carnaval, Rafaela Machado, representando a Unidos do Mé; a Mini Rainha do Carnaval, Ana Clara Pintanel, representando todas as crianças que desfilam nas escolas; a 1ª Princesa do Carnaval, Thalia Goulart, representando a Nós de Casa; e a 2ª Princesa do Carnaval, Andressa Antunes, da Unidos da Rheingantz, foram coroados as majestades da Folia rio-grandina e abrilhantaram a passarela do samba no grande dia.
 
O Rei Momo Ronaldo Coelho – que fica no trono até 2019 – agradeceu a presença de todos, no Carnaval, e garantiu que a sua função é dar sempre o melhor para o evento: “Este dia foi muito esperado, e espero sempre dar o meu melhor às pessoas e fazer com que todos fiquem felizes com o Carnaval”.
 
Por Esther Louro
esther@jornalagora.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGENDA DA SEMANA DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL:

CONFIRA DA AGENDA DA SEMANA DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL:
CLICA AQUI E VER A AGENDA

CONFIRA DA AGENDA DA SEMANA DA MUSA DO BLOCO BURLESCO E BLOG RESPIRANDO CARNAVAL:
CLICA AQUI E VER A AGENDA


OBS: ENTRE CONTATO CLICA AQUI E BASTA PREENCHER OS DADOS E PASSA A AGENDA AS INFORMAÇÕES DA SUAS ESCOLAS DE SAMBAS E BLOCOS BURLESCO PRA NÓS DIVULGAR AQUI.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tags BLOG RESPIRANDO CARNAVAL

NOTÍCIAS ESCOLA DE SAMBA ESPECIAL SAMBA NO PÉ GAÚCHA NO CARNAVAL PROGRAMA GAÚCHA NO CARNAVAL RÁDIO GAÚCHA AM 600 kHz E FM 93.7 mHz UNIDOS DA SÃO GABRIEL MIRIM UNIDOS DO PROMORAR RÁDIO DIFUSORA AM 1.580 kHz BLOCOS ACADÊMICOS DO GRANDE ARROIO AMIGOS DO PIPOQUINHA ANIVERSÁRIO CLUBES BLOG RESPIRANDO CARNAVAL LETRA DO SAMBA CLUBE CAIXEIRAL 1 WEB RÁDIO RESPIRANDO CARNAVAL GLOBELEZA WEB RÁDIO ENTREVISTA PROGRAMA RESPIRANDO CARNAVAL PROGRAMA PRÉ CARNAVAL PROGRAMAS BLOCO LULUZINHA LIESAG BLOCO CATURRA CARNAVAL DE RECIFE SEMENTES DO AMANHÃ JORNAL BLOCO AS VENENOSAS RECIFE BLOCO DO CAROÇO CORTE MUNICIPAL UNIDOS DA SÃO JOSÉ EM NOTA JORNAL CORREIO DO SUL REGIONAL BAILE MUNICIPAL DE CARNAVAL BLOCO DO SACY CARNAVAL DE OLINDA OLINDA RÁDIO STÚDIO FM 104.9 mHz RAÍZES DO ARROIO GRANDE LETRA DA SAMBA NO PÉ UNIDOS DA PONTE RESGATANDO A HISTÓRIA CARNAVAL 2016 IMPÉRIO DO SUL LETRA DA UNIDOS DA SÃO GABRIEL PROGRAMA EXPRESSO NOTURNO RÁDIO UNIVERSIDADE AM 1.160 kHz CORTE MUNICIPAL MIRIM ANIVERSÁRIO DE SEMENTES DO AMANHÃ CARNAVAL 2015 COLUNA RESPIRANDO CARNAVAL GLOBELEZA 2017 ENQUETE GLOBELEZA 2016 LETRA DA ACADÊMICOS DO GRANDE ARROIO LETRA DA UNIDOS DO PROMORAR CARNAVAL 2017. AO VIVO CARNAVAL 2018. RÁDIO DIFUSORA AM 1.580 kHz E FM 106.3 mHz CLUBE DO COMÉRCIO LIBBAG WEB RÁDIO CARNAVAL CARIOCA CARNAVAL 2014 CLUBE GUARANY GLOBELEZA 2014 AUDIO ENCONTRO DE BLOCOS BURLESCOS CARNAVAL 2010 CARNAVAL 2011 CARNAVAL 2017 ANIVERSÁRIO DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL BLOCO BURLESCO RESPIRANDO CARNAVAL CLUBE CAIXEIRAL LETRA DO AMIGOS DO PIPOQUINHA LETRA DO SAMBA 2011 WEB RÁDIO CARNAVALESCO ANIVERSÁRIO DA RAÍZES DO ARROIO GRANDE ANIVERSÁRIO DA SAMBA NO PÉ ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DA PONTE ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DA SÃO GABRIEL ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DA SÃO JOSÉ ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DO PROMORAR CARNAVAL 2009 CARNAVAL 2012 CARNAVAL 2013 ANIVERSÁRIO DA ACADÊMICOS DO GRANDE ARROIO APARTIR DE HOJE JÁ COMEÇA O ENSAIO DAS ESCOLAS DE SAMBAS JORNAL MERIDIONAL LESAG MUAMBA POPULAR CARNAVAL PROGRAMA ESQUENTANDO OS TAMBORINS ANO NOVO FELIZ NATAL LETRA DO SAMBA 2010 LETRA DO SAMBA 2012 LETRA DO SAMBA 2014 LETRA DO SAMBA 2015 RETROSPECTIVA CARNAVAL 2019 PRIMEIRO DIA DO ANO TEMPORADA 2008 TEMPORADA 2013/2014 ANIVERSÁRIO DO IMPÉRIO DO SUL CARNAVAL 2018 CLIPE DAS ESCOLAS DE SAMBA DECRETO GLTC LETRA DA SEMENTES DO AMANHÃ LETRA DO SAMBA 2009 LETRA DO SAMBA 2013 LETRA DO SAMBA 2016 LETRA DO SAMBA 2017 LETRA DO SAMBA 2019 LIBAG NOTA DAS CADEIRAS RESGATANDO A HISTÓRIA DA SAMBA NO PÉ VANDERLEI SOARES APLICATIVOS CELULARES GLOBELEZA 2018 GRUPO BLOCH JORNAL A EVOLUÇÃO LETRA DO SAMBA 2018 REDE MANCHETE RESGATANDO A HISTÓRIA DA UNIDOS DA SÃO GABRIEL RESGATANDO A HISTÓRIA DA UNIDOS DA SÃO JOSÉ RESGATANDO A HISTÓRIA DA UNIDOS DO PROMORAR RÁDIO DIFUSORA FM 106.3 mHz SUPER RÁDIO TUPI AM 1280 kHz e FM 96.5 mHz TUPI CARNAVAL TOTAL ANIVERSÁRIO DO AMIGOS DO PIPOQUINHA BLOCO BANDA DO TICÃO COLUNA A EVOLUÇÃO NO CARNAVAL COMUNICADO MUSA DO BLOCO BURLESCO E BLOG RESPIRANDO CARNAVAL ORDEM DOS DESFILES OS PARCEIROS DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL TEMPORADA 2006 TEMPORADA 2007 ANIVERSÁRIO DA WEB RÁDIO RESPIRANDO CARNAVAL DEFENSORES DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE ARROIO GRANDE FOI NO CARNAVAL QUE PASSOU... LETRA DA RAÍZES DO ARROIO GRANDE LETRA DO SAMBA UNIDOS DA SÃO JOSÉ APRENDIZES DO SAMBA BLOCO AMIGOS DA 15 GLOBELEZA 2015 PORTAL TERRA DE MAUÁ PROGRAMA SAMBA DE PRIMEIRA RIO DE JANEIRO RÁDIO GLOBO AM 1220 kHz e FM 89.5 mHz ARROIO GRANDE BARÃO DE MAUÁ CARNAVAL RECIFE PROGRAMA TOQUE POPULAR RÁDIO GUAÍBA AM 720 kHz e FM 101.3 mHz SORTEIO DA ORDEM DOS DESFILES TRIO ELÉTRICO VISCONDE DE MAUÁ ANGELA MARIA AYTON SENNA BLOCO BOHEMIOS BLOCO DA SERAFINA BLOCO KALILA BLOCO TNT BLOCO UDT BLOCO XUSMERIO DA NEGRINHA CARNAVAL 2020 CARNAVAL DA MANCHETE CLASSIFICADOS DA ESCOLAS DE SAMBA ESTAÇÃO PRIMEIRA DA ZONA NORTE GTC LETRA DO IMPÉRIO DO SUL LIESA MEMÓRIA DO CARNAVAL PROGRAMA SAMBA DE ENREDO DE ARROIO GRANDE REDE CNT REVISTA MANCHETE RÁDIO BANDEIRANTES AM 640 KHZ E FM 94.9 MHZ RÁDIO CHARRUA AM 1.140 kHz E FM 97.7 mHz RÁDIO MANCHETE AM 760 kHz RÁDIO PELOTENSE AM 620 kHz S. ROSAS DE OURO SBT SONHO DE CRIANÇA TRIO ELÉTRICO PROIBIDOS TVCOM WEB RÁDIO ARQUIBANCADA