BLOG, BLOCO BURLESCO, MUSA E WEB RÁDIO RESPIRANDO CARNAVAL - O CARNAVAL É O ANO INTEIRO! - ANO 12: Medalha de Lata? Enredos 'Esportivos' Atravessam o Samba no Sambódromo






FAZER DOWNLOADS DOS SAMBAS DE ENREDO, LETRAS DE SAMBA DE ENREDO, MAPAS DAS PLANILHAS DAS NOTAS E A PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL CLICA AQUI. E DE OUTRAS CIDADES CLICA AQUI.


sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Medalha de Lata? Enredos 'Esportivos' Atravessam o Samba no Sambódromo

http://www.carnavalesco.com.br/sistema/imagens/images/carnavalesco/geral/18149/15.jpg

O dia chegou, em seus olhos a felicidade. Os versos iniciais do samba da Imperatriz no Carnaval 2014 quando homenageou Zico dão o tom do sentimento do povo brasileiro nesta sexta-feira, 05 de agosto, o histórico dia em que os Jogos Olímpicos serão realizados no Rio de Janeiro. Carnaval e esporte estarão lado a lado nos dias de competição. Na cerimônia de abertura, nas arenas olímpicas e claro pelas ruas do Rio. E um dos equipamentos utilizados é o Sambódromo, a casa do desfile das escolas de samba.

Entretanto, a união de esportes com carnaval na avenida não traz as melhores recordações quando lembramos dos desfiles com esta temática que já cruzaram o Sambódromo em antigos carnavais. Talvez, o momento mais bem sucedido tenha sido o desfile da Beija-Flor em 1986 em homenagem ao futebol. O enredo 'O mundo é uma bola' terminou com o vice-campeonato no ano que a Mangueira se consagrou campeã com uma homenagem ao cantor e compositor baiano Dorival Caymmi. 

Mesmo bem sucedido no resultado, afinal a escola ficou perto de seu então sexto título, o desfile acabou acontecendo debaixo de uma das maiores chuvas que já caíram em um desfile no Sambódromo. Desfilantes da época alegam que a escola passou com água na altura das canelas. O presidente de honra Anísio Abrahão David teve a prerrogativa de adiar o início do desfile, mas deu a ordem de que a escola entrasse debaixo de chuva. Com esse desfile começou a fama da azul e branca nilopolitana de atrair mau tempo com seus desfiles e ensaios.

Clubes de futebol e Sapucaí: gol contra
Se o futebol foi bem sucedido na Beija-Flor em 1986, o mesmo não se pode dizer das homenagens a clubes cariocas que foram levadas para o Sambódromo. O primeiro a receber a honraria foi o Flamengo. Em 1995 o rubro-negro completou 100 anos de história e foi homenageado pela Estácio de Sá com o enredo 'Uma vez Flamengo...'. O desfile contou com a maciça presença dos astros que jogavam no clube e do então treinador Vanderlei Luxemburgo. O samba não empolgou e a escola amargou um 7º lugar, três anos depois da sua única conquista no Grupo Especial. A obra não caiu no gosto da torcida do Flamengo que quase não a entoa nos jogos do clube.

http://www.carnavalesco.com.br/sistema/imagens/images/carnavalesco/geral/18149/04.jpgO Vasco da Gama foi o enredo da Unidos da Tijuca no ano de seu centenário em 1998. O enredo 'De Gama a Vasco, a epopeia da Tijuca' foi o último rebaixamento da escola de Fernando Horta. Se o desfile foi um equívoco o samba fez história. Cantado pelo vascaíno Serginho do Porto, hoje no Salgueiro, o samba virou um segundo hino da torcida vascaína e é um dos mais cantados pelos torcedores na arquibancada. O rebaixamento da Tijuca naquele ano marca o início de uma guinada na história da escola. Com o título do Grupo de Acesso em 1999, a Tijuca regressou entre as Campeãs no ano 2000 e passou a fazer parte do hall de gigantes do carnaval a partir da segunda metade da década. Hoje é a líder do ranking da Liesa.

O Fluminense completou seu centenário no ano de 2002. E a homenagem no carnaval veio no ano seguinte, através da Rocinha. A escola, que desfilou na elite do carnaval carioca em 1997 e 2006, optou por homenagear o tricolor no ano seguinte quando estava no Grupo de Acesso. Com o enredo 'Nas asas da realização, entre glórias e tradições, a Rocinha faz a festa dos 100 anos de campeão... Sou tricolor de coração!'. Foi um dos últimos momentos do saudoso intérprete Carlinhos de Pliares, morto em 2005. O desfile foi um fracasso e a escola amargou a 10ª colocação.

Imperatriz perde para si mesma na homenagem a Zico
Os malfadados enredos futebolísticos na avenida criaram um ranço contra homenagens com esta temática. Tanto que foram anos em que eles ficaram longe do Sambódromo. Mas em 2014 a Imperatriz arriscou voltar. Uma ousadia grande pois o homenageado, Arthur Antunes Coimbra, o Zico, tinha forte ligação com o Flamengo e a Beija-Flor, escola em que sempre desfilou. O tema figia ainda às características históricas da Imperatriz. Mas o que se viu na avenida foi um dos melhores carnavais assinados por Cahê Rodrigues. O enredo 'Arthur X – O Reino do Galinho de Ouro na Corte da Imperatriz' encantou a avenida com uma abordagem totalmente diferente daquela que sempre foi vista na avenida. O desfile poderia ter sido campeão, não fosse os erros de evolução e harmonia que jogaram a escola para longe da disputa pelo campeonato. Mas ficou a sensação de que dá para sonhar trazendo esporte para o Sambódromo.

O sonho olímpico de sediar os Jogos não é recente para os cariocas. A cidade já almejou sediar os jogos de 2004, disputados em Atenas e 2012, sediados em Londres. E para tentar convencer o COI dq que merecia ser sede dos Jogos em 2004 o então Comitê Rio-2004 contou com a Mangueira, que trouxe o enredo 'O Olimpo é verde e rosa', versando sobre a história dos Jogos. A escola passou bem pelo Sambódromo, terminando na 3ª colocação. Mas a candidatura naufragou. Somente em 2009 o Rio conseguiu convencer o COI e os Jogos de 2016 serão na cidade.

A intenção de sediar os Jogos de 2016 surgiu quando o Rio fez uma das melhores edições dos Jogos Pan-Americanos. Em 2007 as competições aconteceram na cidade, que foi escolhida em 2002 como sede. No ano que o Pan aconteceria a Portela aproveitou para fazer um ebredo com a temática esportiva. O enredo 'Os deuses do Olimpo na terra do carnaval: Uma festa dos esportes, da saúde e da beleza' dos carnavalescos Amarildo de Mello e Cahê Rodrigues não deixou saudades nos portelenses. A escola amargou uma 8ª colocação, completando na ocasião nove anos longe do Desfile das Campeãs. O samba era de co-autoria do jovem Diogo Nogueira, filho do ilustre João Nogueira. O desfile contou com a presença de vários atletas que competiriam no Pan.

A União da Ilha foi a última agremiação a trazer o tema esportivo para o Sambódromo. E foi nesse ano. Aproveitando o Rio como cidade-sede dos Jogos Olímpicos desenvolveu o enredo 'Olímpico por natureza.Todo mundo se encontra no Rio'. O desfile foi abaixo do esperado e a escola escapou por muito pouco do Grupo de Acesso. A intenção de fazer os desuses do Olimpo passear pelo Rio não convenceu e a agremiação tirou poucas notas 10. Em 2012 a tricolor insulana também aproveitou o ano dos Jogos em Londres e homenageou a capital britânica.

FONTE: CARNAVALESCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGENDA DA SEMANA DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL:

CONFIRA DA AGENDA DA SEMANA DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL:
CLICA AQUI E VER A AGENDA

CONFIRA DA AGENDA DA SEMANA DA MUSA DO BLOCO BURLESCO E BLOG RESPIRANDO CARNAVAL:
CLICA AQUI E VER A AGENDA


OBS: ENTRE CONTATO CLICA AQUI E BASTA PREENCHER OS DADOS E PASSA A AGENDA AS INFORMAÇÕES DA SUAS ESCOLAS DE SAMBAS E BLOCOS BURLESCO PRA NÓS DIVULGAR AQUI.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tags BLOG RESPIRANDO CARNAVAL

NOTÍCIAS ESCOLA DE SAMBA ESPECIAL SAMBA NO PÉ GAÚCHA NO CARNAVAL PROGRAMA GAÚCHA NO CARNAVAL RÁDIO GAÚCHA AM 600 kHz E FM 93.7 mHz UNIDOS DA SÃO GABRIEL MIRIM UNIDOS DO PROMORAR RÁDIO DIFUSORA AM 1.580 kHz BLOCOS ACADÊMICOS DO GRANDE ARROIO AMIGOS DO PIPOQUINHA ANIVERSÁRIO CLUBES BLOG RESPIRANDO CARNAVAL LETRA DO SAMBA CLUBE CAIXEIRAL 1 WEB RÁDIO RESPIRANDO CARNAVAL GLOBELEZA WEB RÁDIO ENTREVISTA PROGRAMA RESPIRANDO CARNAVAL PROGRAMA PRÉ CARNAVAL PROGRAMAS BLOCO LULUZINHA LIESAG BLOCO CATURRA CARNAVAL DE RECIFE SEMENTES DO AMANHÃ JORNAL BLOCO AS VENENOSAS RECIFE BLOCO DO CAROÇO CORTE MUNICIPAL UNIDOS DA SÃO JOSÉ EM NOTA JORNAL CORREIO DO SUL REGIONAL BAILE MUNICIPAL DE CARNAVAL BLOCO DO SACY CARNAVAL DE OLINDA OLINDA RÁDIO STÚDIO FM 104.9 mHz RAÍZES DO ARROIO GRANDE LETRA DA SAMBA NO PÉ UNIDOS DA PONTE RESGATANDO A HISTÓRIA CARNAVAL 2016 IMPÉRIO DO SUL LETRA DA UNIDOS DA SÃO GABRIEL PROGRAMA EXPRESSO NOTURNO RÁDIO UNIVERSIDADE AM 1.160 kHz CORTE MUNICIPAL MIRIM ANIVERSÁRIO DE SEMENTES DO AMANHÃ CARNAVAL 2015 COLUNA RESPIRANDO CARNAVAL GLOBELEZA 2017 ENQUETE GLOBELEZA 2016 LETRA DA ACADÊMICOS DO GRANDE ARROIO LETRA DA UNIDOS DO PROMORAR CARNAVAL 2017. AO VIVO CARNAVAL 2018. RÁDIO DIFUSORA AM 1.580 kHz E FM 106.3 mHz CLUBE DO COMÉRCIO LIBBAG WEB RÁDIO CARNAVAL CARIOCA CARNAVAL 2014 CLUBE GUARANY GLOBELEZA 2014 AUDIO ENCONTRO DE BLOCOS BURLESCOS CARNAVAL 2010 CARNAVAL 2011 CARNAVAL 2017 ANIVERSÁRIO DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL BLOCO BURLESCO RESPIRANDO CARNAVAL CLUBE CAIXEIRAL LETRA DO AMIGOS DO PIPOQUINHA LETRA DO SAMBA 2011 WEB RÁDIO CARNAVALESCO ANIVERSÁRIO DA RAÍZES DO ARROIO GRANDE ANIVERSÁRIO DA SAMBA NO PÉ ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DA PONTE ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DA SÃO GABRIEL ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DA SÃO JOSÉ ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DO PROMORAR CARNAVAL 2009 CARNAVAL 2012 CARNAVAL 2013 ANIVERSÁRIO DA ACADÊMICOS DO GRANDE ARROIO APARTIR DE HOJE JÁ COMEÇA O ENSAIO DAS ESCOLAS DE SAMBAS JORNAL MERIDIONAL LESAG MUAMBA POPULAR CARNAVAL PROGRAMA ESQUENTANDO OS TAMBORINS ANO NOVO FELIZ NATAL LETRA DO SAMBA 2010 LETRA DO SAMBA 2012 LETRA DO SAMBA 2014 LETRA DO SAMBA 2015 RETROSPECTIVA CARNAVAL 2019 PRIMEIRO DIA DO ANO TEMPORADA 2008 TEMPORADA 2013/2014 ANIVERSÁRIO DO IMPÉRIO DO SUL CARNAVAL 2018 CLIPE DAS ESCOLAS DE SAMBA DECRETO GLTC LETRA DA SEMENTES DO AMANHÃ LETRA DO SAMBA 2009 LETRA DO SAMBA 2013 LETRA DO SAMBA 2016 LETRA DO SAMBA 2017 LETRA DO SAMBA 2019 LIBAG NOTA DAS CADEIRAS RESGATANDO A HISTÓRIA DA SAMBA NO PÉ VANDERLEI SOARES APLICATIVOS CELULARES GLOBELEZA 2018 GRUPO BLOCH JORNAL A EVOLUÇÃO LETRA DO SAMBA 2018 REDE MANCHETE RESGATANDO A HISTÓRIA DA UNIDOS DA SÃO GABRIEL RESGATANDO A HISTÓRIA DA UNIDOS DA SÃO JOSÉ RESGATANDO A HISTÓRIA DA UNIDOS DO PROMORAR RÁDIO DIFUSORA FM 106.3 mHz SUPER RÁDIO TUPI AM 1280 kHz e FM 96.5 mHz TUPI CARNAVAL TOTAL ANIVERSÁRIO DO AMIGOS DO PIPOQUINHA BLOCO BANDA DO TICÃO COLUNA A EVOLUÇÃO NO CARNAVAL COMUNICADO MUSA DO BLOCO BURLESCO E BLOG RESPIRANDO CARNAVAL ORDEM DOS DESFILES OS PARCEIROS DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL TEMPORADA 2006 TEMPORADA 2007 ANIVERSÁRIO DA WEB RÁDIO RESPIRANDO CARNAVAL DEFENSORES DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE ARROIO GRANDE FOI NO CARNAVAL QUE PASSOU... LETRA DA RAÍZES DO ARROIO GRANDE LETRA DO SAMBA UNIDOS DA SÃO JOSÉ APRENDIZES DO SAMBA BLOCO AMIGOS DA 15 GLOBELEZA 2015 PORTAL TERRA DE MAUÁ PROGRAMA SAMBA DE PRIMEIRA RIO DE JANEIRO RÁDIO GLOBO AM 1220 kHz e FM 89.5 mHz ARROIO GRANDE BARÃO DE MAUÁ CARNAVAL RECIFE PROGRAMA TOQUE POPULAR RÁDIO GUAÍBA AM 720 kHz e FM 101.3 mHz SORTEIO DA ORDEM DOS DESFILES TRIO ELÉTRICO VISCONDE DE MAUÁ ANGELA MARIA AYTON SENNA BLOCO BOHEMIOS BLOCO DA SERAFINA BLOCO KALILA BLOCO TNT BLOCO UDT BLOCO XUSMERIO DA NEGRINHA CARNAVAL 2020 CARNAVAL DA MANCHETE CLASSIFICADOS DA ESCOLAS DE SAMBA ESTAÇÃO PRIMEIRA DA ZONA NORTE GTC LETRA DO IMPÉRIO DO SUL LIESA MEMÓRIA DO CARNAVAL PROGRAMA SAMBA DE ENREDO DE ARROIO GRANDE REDE CNT REVISTA MANCHETE RÁDIO BANDEIRANTES AM 640 KHZ E FM 94.9 MHZ RÁDIO CHARRUA AM 1.140 kHz E FM 97.7 mHz RÁDIO MANCHETE AM 760 kHz RÁDIO PELOTENSE AM 620 kHz S. ROSAS DE OURO SBT SONHO DE CRIANÇA TRIO ELÉTRICO PROIBIDOS TVCOM WEB RÁDIO ARQUIBANCADA