BLOG, BLOCO BURLESCO, MUSA E WEB RÁDIO RESPIRANDO CARNAVAL - O CARNAVAL É O ANO INTEIRO! - ANO 12: 61 anos de Reinado: Irady Carriconde relembra o 1º carnaval do Clube Caixeiral






FAZER DOWNLOADS DOS SAMBAS DE ENREDO, LETRAS DE SAMBA DE ENREDO, MAPAS DAS PLANILHAS DAS NOTAS E A PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL CLICA AQUI. E DE OUTRAS CIDADES CLICA AQUI.


sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

61 anos de Reinado: Irady Carriconde relembra o 1º carnaval do Clube Caixeiral

https://4.bp.blogspot.com/-O312pNfgfEg/WHnLVS55jJI/AAAAAAAADgA/4kRDNAGldGc3o_O-BRt5dQmuJcpafw3_gCLcB/s1600/IRADY%2BCARRICONDE.jpgPrestes a completar 70 anos de fundação (21/05/2017) a Sociedade Clube Caixeiral de Arroio Grande é, no momento, o único clube social do município ainda ativo. Fundado no ano de 1947, o Clube Caixeiral é uma das mais populares entidades sociais de Arroio Grande, condição que lhe render o título de "O Clube do Meu Coração" - recebido durante as festividades do cinquentenário em 1997.

Entre os inúmeros eventos promovidos pelo Caixeiral ao longo de seus anos de existência, merecem destaque seus carnavais de salão - eternos e muito concorridos. O primeiro baile de carnaval do clube ocorreu no ano de 1956, inclusive, na ocasião, eleita a 1ª Rainha de Carnaval da entidade - Irady Centena Carriconde (Botelho) e a 1ª Duquesinha - Maria Helena Peter (Silveira).

Devido aos inúmeros problemas que o carnaval vem sofrendo pelo país, não sendo diferente em Arroio Grande, principalmente pelos elevados custos com organização e fantasias, desde o carnaval de 2014 o Clube Caixeiral de Arroio Grande não conta mais com a presença das tradicionais "Soberanas do Carnaval" em seus bailes - o que espera-se que retornem novamente a abrilhantar o carnaval da Cidade Simpatia.

A Rádio Difusora, que sempre valorizou o carnaval arroio-grandense, entrevistou Dona Irady, a primeira rainha, através de uma conversa muito descontraída com o comunicador Lili Araújo que foi carinhosamente recebido na casa do casal Tati e Fábio Conceição (ela, filha da rainha).

Confira a entrevista:
RD: COMO OCORREU O CONVITE PARA A SENHORA SER RAINHA DO CLUBE CAIXEIRAL?
IRADY: O convite foi feito direto à mim pelo João Lisboa (eu morava com ele e a esposa Lauracy). Ele era diretor do clube. O presidente na época era o Sr. Felisbino Soares.

RD: COMO OCORREU A COROAÇÃO? FOI EM BAILE DE GALA OU NO PRIMEIRO DIA DE CARNAVAL?
IRADY: A minha coroação aconteceu em um Baile de Gala realizado semanas antes do carnaval, em um sábado, se não me engano! Quem me coroou foi o Seu Pompeo Cardoso, muito popular no Clube (depois de mim, era sempre ele que conduzia às rainhas até o trono para coroação). Lembro que o cetro e a coroa (que foram comprados pelo clube) foram conduzidos até o trono pela "Nairzinha" e pelo "Puruca". Ah!!! E tinha o manto também, eu usei! (RISOS) Nesse baile de coroação, a minha corte me acompanhou; ficavam posicionados nas laterais do trono, os homens de um lado e as mulheres de outro; eu desfilei pelo meio deles em direção ao trono. No dia seguinte (domingo), à tarde, aconteceu a coroação da Maria Helena, a primeira duquesinha, e fui Eu a convidada para coroá-la, pois, como não havia outra, não tinha quem coroá-la.

RD: DURANTE O CARNAVAL, A SENHORA USOU VESTIDO OU FANTASIA?
IRADY: Durante o carnaval eu usei 2 vestidos, um todo branco e o outro todo vermelho. Naquela época as rainhas do carnaval não usavam, ainda, fantasias.

RD: DE QUEM FOI A CRIAÇÃO E CONFECÇÃO DE SEU VESTIDO?
IRADY: Meus vestidos foram criados e confeccionados pela costureira Lauracy Ioost Lisboa. Eu morava com ela!

RD: E A SUA CORTE, USOU FANTASIA?
IRADY: Sim!!! Durante o carnaval a minha corte usou fantasia. O nome da fantasia deles acho que não tinha, não lembro!

RD: VOCÊS DESFILAVAM NO CENTRO EM CARROS ALEGÓRICOS?
IRADY: A gente passava sim no centro, mas não tinha carro alegórico. Desfilávamos em carros fechados, mas com muita "buzina", indo em direção ao clube. No Centro ficavam apenas os Blocos da época e os "Mascarados" fazendo festa... os blocos daqui costumavam ir visitar o carnaval Herval...

RD: E VISITA ENTRE OS CLUBES, ACONTECIA DURANTE OS DIAS DE CARNAVAL?
IRADY: Sim!!! Inclusive Eu recebi a visita de uma rainha de fora da cidade, acho que de Pedro Osório (não me lembro bem... mas acho que é!). A Jussara também me visitou e eu visitei ela. Do Guarany não recebi visita de ninguém, nem fui lá visitar também... infelizmente, né! Havia muito preconceito naquela época... Uma pena isso acontecer! Não teve também vista ao baile infantil, como acontece hoje, nem a duquesinha me visitou. Não era costume na época.

RD: DEIXE SUA MEMÓRIA FALAR: CONTE-NOS UM POUCO DE COMO FOI O SEU REINADO E A EXPERIÊNCIA DE TER SIDO RAINHA DO CLUBE CAIXEIRAL:
IRADY: Foi muito lindo! Eu me sentia uma verdadeira "rainha" (RISOS), porque não me deixavam fazer nada... Lembro que fui levada para fora (pro interior) para "engordar um pouco" (RISOS) - Eu era muito magrinha, pesava 45 quilos, e todos achavam que não iria aguentar as quatro noites de carnaval. Mas aguentei (mais de quatro noites, por sinal) e foi muito bom! Foram quatro noites oficiais de bailes adultos, animados pela Banda Farroupilha que tocava muitas marchinhas e sambas. Uma semana antes do carnaval saíam os livrinhos com a letra das marchinhas da época; eu comprava e ficava do lado do rádio ouvindo as marchinhas e cantando junto com Emilinha Borba, Ângela Maria e outras da época. Era assim que a gente ensaiava porque no baile todo mundo tinha que saber sabia cantar as marchinhas do início ao fim... Era muito divertido aquela época... Os bailes iam até 5 e meia / 6 horas da manhã... Foi tão bom aquele carnaval que praticamente durou 1 semana. Depois que passou os 4 dias de carnaval, quando a gente queria começar a guardar as roupas... surgia um novo convite da "Jussara Rodrigues", que era a rainha do Clube Instrução e Recreio (que é hoje o Clube do Comércio), para ir junto com a minha corte para mais um baile de carnaval que o clube iria promover. Daí o Caixeiral, para não ficar atrás do "Instrução", também fazia mais um baile... e assim ficamos uma semana inteira, um clube disputando com o outro quem fazia mais bailes (RISOS). Lembro também de ter ganhado uma caixa com 3 tubos de "lança-perfume" (que era a sensação dos bailes, igual as "espuminhas" hoje), atirávamos uns nos outros no salão... era muito divertido! Naquela época, o lança-perfume ainda não estava proibido. Além dele, haviam muitos confetes e serpentinas... era muito bom! Hoje terminou tudo...

RD: E A COROAÇÃO DA SUA SUCESSORA, COMO OCORREU?
IRADY: Disso eu não lembro, porque no ano seguinte (1957) eu estava morando longe com minha família, não pude vir para o carnaval. Depois de mim foi a Neli Peter a rainha. Foi o presidente do clube que coroou ela.

Hoje com 80 anos, Dona Irady ainda é só alegria e vitalidade. Adora carnaval e sua família inteira é muito carnavalesca: o filho (Max Carriconde) foi Duque do Clube Caixeiral, duas netas (Gabrielle e Carolina) foram Duquesinhas (uma no Caixeiral e outra no Clube do Comércio), o neto (Guilherme) foi Duque no Caixeiral e a filha, Tati Conceição, juntamente com o esposo Fábio, são os fundadores do atual "Bloco do Caroço". Dona Irady, por longos anos, também confeccionou muitas fantasias que foram usadas por rainhas e Duquesinhas de Arroio Grande. Foi ainda, integrante do Grupo Folclórico Farroupilha - que deu origem ao atual CTG Tropeiros da Querência. 

Reportagem: Lizandro Araújo - RD
Foto: Arquivo Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGENDA DA SEMANA DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL:

CONFIRA DA AGENDA DA SEMANA DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL:
CLICA AQUI E VER A AGENDA

CONFIRA DA AGENDA DA SEMANA DA MUSA DO BLOCO BURLESCO E BLOG RESPIRANDO CARNAVAL:
CLICA AQUI E VER A AGENDA


OBS: ENTRE CONTATO CLICA AQUI E BASTA PREENCHER OS DADOS E PASSA A AGENDA AS INFORMAÇÕES DA SUAS ESCOLAS DE SAMBAS E BLOCOS BURLESCO PRA NÓS DIVULGAR AQUI.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tags BLOG RESPIRANDO CARNAVAL

NOTÍCIAS ESCOLA DE SAMBA ESPECIAL SAMBA NO PÉ GAÚCHA NO CARNAVAL PROGRAMA GAÚCHA NO CARNAVAL RÁDIO GAÚCHA AM 600 kHz E FM 93.7 mHz UNIDOS DA SÃO GABRIEL MIRIM UNIDOS DO PROMORAR RÁDIO DIFUSORA AM 1.580 kHz BLOCOS ACADÊMICOS DO GRANDE ARROIO AMIGOS DO PIPOQUINHA ANIVERSÁRIO CLUBES BLOG RESPIRANDO CARNAVAL LETRA DO SAMBA CLUBE CAIXEIRAL 1 WEB RÁDIO RESPIRANDO CARNAVAL GLOBELEZA WEB RÁDIO ENTREVISTA PROGRAMA RESPIRANDO CARNAVAL PROGRAMA PRÉ CARNAVAL PROGRAMAS BLOCO LULUZINHA LIESAG BLOCO CATURRA CARNAVAL DE RECIFE SEMENTES DO AMANHÃ JORNAL BLOCO AS VENENOSAS RECIFE BLOCO DO CAROÇO CORTE MUNICIPAL UNIDOS DA SÃO JOSÉ EM NOTA JORNAL CORREIO DO SUL REGIONAL BAILE MUNICIPAL DE CARNAVAL BLOCO DO SACY CARNAVAL DE OLINDA OLINDA RÁDIO STÚDIO FM 104.9 mHz RAÍZES DO ARROIO GRANDE LETRA DA SAMBA NO PÉ UNIDOS DA PONTE RESGATANDO A HISTÓRIA CARNAVAL 2016 IMPÉRIO DO SUL LETRA DA UNIDOS DA SÃO GABRIEL PROGRAMA EXPRESSO NOTURNO RÁDIO UNIVERSIDADE AM 1.160 kHz CORTE MUNICIPAL MIRIM ANIVERSÁRIO DE SEMENTES DO AMANHÃ CARNAVAL 2015 COLUNA RESPIRANDO CARNAVAL GLOBELEZA 2017 ENQUETE GLOBELEZA 2016 LETRA DA ACADÊMICOS DO GRANDE ARROIO LETRA DA UNIDOS DO PROMORAR CARNAVAL 2017. AO VIVO CARNAVAL 2018. RÁDIO DIFUSORA AM 1.580 kHz E FM 106.3 mHz CLUBE DO COMÉRCIO LIBBAG WEB RÁDIO CARNAVAL CARIOCA CARNAVAL 2014 CLUBE GUARANY GLOBELEZA 2014 AUDIO ENCONTRO DE BLOCOS BURLESCOS CARNAVAL 2010 CARNAVAL 2011 CARNAVAL 2017 ANIVERSÁRIO DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL BLOCO BURLESCO RESPIRANDO CARNAVAL CLUBE CAIXEIRAL LETRA DO AMIGOS DO PIPOQUINHA LETRA DO SAMBA 2011 WEB RÁDIO CARNAVALESCO ANIVERSÁRIO DA RAÍZES DO ARROIO GRANDE ANIVERSÁRIO DA SAMBA NO PÉ ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DA PONTE ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DA SÃO GABRIEL ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DA SÃO JOSÉ ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DO PROMORAR CARNAVAL 2009 CARNAVAL 2012 CARNAVAL 2013 ANIVERSÁRIO DA ACADÊMICOS DO GRANDE ARROIO APARTIR DE HOJE JÁ COMEÇA O ENSAIO DAS ESCOLAS DE SAMBAS JORNAL MERIDIONAL LESAG MUAMBA POPULAR CARNAVAL PROGRAMA ESQUENTANDO OS TAMBORINS ANO NOVO FELIZ NATAL LETRA DO SAMBA 2010 LETRA DO SAMBA 2012 LETRA DO SAMBA 2014 LETRA DO SAMBA 2015 RETROSPECTIVA CARNAVAL 2019 PRIMEIRO DIA DO ANO TEMPORADA 2008 TEMPORADA 2013/2014 ANIVERSÁRIO DO IMPÉRIO DO SUL CARNAVAL 2018 CLIPE DAS ESCOLAS DE SAMBA DECRETO GLTC LETRA DA SEMENTES DO AMANHÃ LETRA DO SAMBA 2009 LETRA DO SAMBA 2013 LETRA DO SAMBA 2016 LETRA DO SAMBA 2017 LETRA DO SAMBA 2019 LIBAG NOTA DAS CADEIRAS RESGATANDO A HISTÓRIA DA SAMBA NO PÉ VANDERLEI SOARES APLICATIVOS CELULARES GLOBELEZA 2018 GRUPO BLOCH JORNAL A EVOLUÇÃO LETRA DO SAMBA 2018 REDE MANCHETE RESGATANDO A HISTÓRIA DA UNIDOS DA SÃO GABRIEL RESGATANDO A HISTÓRIA DA UNIDOS DA SÃO JOSÉ RESGATANDO A HISTÓRIA DA UNIDOS DO PROMORAR RÁDIO DIFUSORA FM 106.3 mHz SUPER RÁDIO TUPI AM 1280 kHz e FM 96.5 mHz TUPI CARNAVAL TOTAL ANIVERSÁRIO DO AMIGOS DO PIPOQUINHA BLOCO BANDA DO TICÃO COLUNA A EVOLUÇÃO NO CARNAVAL COMUNICADO MUSA DO BLOCO BURLESCO E BLOG RESPIRANDO CARNAVAL ORDEM DOS DESFILES OS PARCEIROS DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL TEMPORADA 2006 TEMPORADA 2007 ANIVERSÁRIO DA WEB RÁDIO RESPIRANDO CARNAVAL DEFENSORES DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE ARROIO GRANDE FOI NO CARNAVAL QUE PASSOU... LETRA DA RAÍZES DO ARROIO GRANDE LETRA DO SAMBA UNIDOS DA SÃO JOSÉ APRENDIZES DO SAMBA BLOCO AMIGOS DA 15 GLOBELEZA 2015 PORTAL TERRA DE MAUÁ PROGRAMA SAMBA DE PRIMEIRA RIO DE JANEIRO RÁDIO GLOBO AM 1220 kHz e FM 89.5 mHz ARROIO GRANDE BARÃO DE MAUÁ CARNAVAL RECIFE PROGRAMA TOQUE POPULAR RÁDIO GUAÍBA AM 720 kHz e FM 101.3 mHz SORTEIO DA ORDEM DOS DESFILES TRIO ELÉTRICO VISCONDE DE MAUÁ ANGELA MARIA AYTON SENNA BLOCO BOHEMIOS BLOCO DA SERAFINA BLOCO KALILA BLOCO TNT BLOCO UDT BLOCO XUSMERIO DA NEGRINHA CARNAVAL 2020 CARNAVAL DA MANCHETE CLASSIFICADOS DA ESCOLAS DE SAMBA ESTAÇÃO PRIMEIRA DA ZONA NORTE GTC LETRA DO IMPÉRIO DO SUL LIESA MEMÓRIA DO CARNAVAL PROGRAMA SAMBA DE ENREDO DE ARROIO GRANDE REDE CNT REVISTA MANCHETE RÁDIO BANDEIRANTES AM 640 KHZ E FM 94.9 MHZ RÁDIO CHARRUA AM 1.140 kHz E FM 97.7 mHz RÁDIO MANCHETE AM 760 kHz RÁDIO PELOTENSE AM 620 kHz S. ROSAS DE OURO SBT SONHO DE CRIANÇA TRIO ELÉTRICO PROIBIDOS TVCOM WEB RÁDIO ARQUIBANCADA