BLOG, BLOCO BURLESCO, MUSA E WEB RÁDIO RESPIRANDO CARNAVAL - O CARNAVAL É O ANO INTEIRO!: A Estrela Verçoza: Eterno Rei que Foi Brilhar no Céu!






FAZER DOWNLOADS DOS SAMBAS DE ENREDO, LETRAS DE SAMBA DE ENREDO, MAPAS DAS PLANILHAS DAS NOTAS E A PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL CLICA AQUI. E DE OUTRAS CIDADES CLICA AQUI.


sexta-feira, 30 de junho de 2017

A Estrela Verçoza: Eterno Rei que Foi Brilhar no Céu!

https://2.bp.blogspot.com/-Dbo04tMfCm8/WVZakv-ocvI/AAAAAAAAeqY/FL8qCEvLP3ojpu9vBDSoTHGCrCKIRrtFwCLcBGAs/s1600/19578339_1383763235043385_198477128_n.jpg

Por Leandro Amarante

O assunto do momento que domina todos os cantos do nosso Estado e além fronteiras... Nas redes sociais a todo o momento despedidas e recordações de uma figura extremamente querida e respeitada por toda comunidade, uma legião dos verdadeiros adoradores do rei momo Fábio Verçoza.

Há algumas horas vem sendo veiculada a notícia de falecimento de Fábio Verçoza. Segundo informações, ele, Fábio 52 anos, teria sido encontrado já sem vida no final da tarde desta última quinta-feira (28) em sua residência localizada no bairro Parthenon, em Porto Alegre. Ele completaria 53 anos na próxima semana (7 de Julho). A perícia, que logo chegou ao local do sinistro, ainda não apresentou oficialmente o laudo que define as causas da morte do ícone Verçoza. A informação traçada por familiares e amigos mais próximos afirmar que a vítima fora acometida por um infarto.

Seria ultraje ao legado e memória do eterno rei momo das avenidas portoalegrense se não prestássemos nossa homenagem relembrando sua história. Acompanhe a seguir a trajetória do monarca da folia...

Fábio José Duarte Verçoza, nome de batismo do nosso amado e já saudoso amigo das avenidas. Ele nasceu em 1964, num no bairro Menino Deus, e destacamos o detalhe - uma casa bem nos fundos da então quadra de ensaios dos Imperadores do Samba. Coincidência?????

O destaque inicia sua trajetória juntos as festas momescas em meados de 1997, quando, através do incentivo de amigos e familiares, se inscreveu para tentar a representatividade mor da nossa festa popular. Amante da nobre arte deste sua adolescência, ele se empenhou nos estudos sobre o conjunto carnaval, e dado esmero e competência, foi coroado.

Sem interrupções reinou cada ano mais apaixonado e envolto na festa até 2001, quando sua paixão fora dividida com a realização pessoal – concluir a faculdade de Direito. Não foi possível se “desapegar” de tal posto e histórias tão lindas descritas nesses primeiros anos. Numa espécie de “diga ao povo que retorno!” ele retoma suas atividades em meados de 2009.

No ano de 2015, o carnaval de Porto Alegre foi pego de surpresa com a notícia de seu afastamento em definitivo do posto de rei momo.

Ao lado de suas 10 rainhas e 20 princesas, vestiu outros “adereços” além da fantasia: postura, educação, conhecimentos do carnaval e respeito. Peças fundamentais para que rei digno.

No mesmo ano, para saudar essa gloriosa década de feitos em prol das manifestações populares, ele decidi lançar a exposição “Que Rei Sou Eu?!” que atraiu diversas personalidades do samba e do carnaval gaúcho.

“Temos que ter consciência de que não somos eternos, muito menos insubstituíveis”. O ser humano comprovadamente tem sua vida definida numa curva. Ascendemos e declinamos. Assim é a vida. E para que esperar o declínio e reconhecer que devemos sair de cena? Prefiro ter a certeza de que deixarei saudades, do que o risco de ouvir: “Já vai tarde!”. Quero deixar na lembrança da comunidade carnavalesca de Porto Alegre, grandes momentos, fantasias bonitas e criativas, um Rei ágil, faceiro.” (palavras do eterno Fábio Verçoza em entrevista ao Setor 1)


... E assim o fez e foi até o último momento em que ostentava de maneira nobre, alegre e único sua coroa, faixa e cedro.

Figura totalmente atrelada a vida pública, ele fez história neste setor principalmente por sua ligação aos projetos de cunho social. Incansáveis foram às vezes em que vimos através das redes o empenho de Fábio com o próximo. Ocupou postos importantes além da consagração de uma década frente às festas de momo de Porto Alegre. Além de ser coroado como embaixador do samba, no ano de 2014 ele era um dos representantes que bem atuaram na divulgação de Porto Alegre como uma das sedes de jogos da Copa do Mundo FIFA. Em 2016, ele foi eleito embaixador das manifestações populares da capital.

Quem não se lembra do concurso garota gari ou do projeto que aprovou a disponibização de recursos para a cadeia produtiva do carnaval?... Assinatura de rei, Fábio Verçoza.

Verçoza foi funcionário público. Trabalhou como assessor de gabinete da Secretária Municipal de Cultura. Atualmente atuava junto a Associação Nacional dos Aposentados (ANAPS).

No Setor 1 Verçoza pode rabiscar em versos suas opiniões sobre o nosso carnaval quando da criação da coluna semanal intitulada “Diário do Rei”. Ainda como contribuição para o Site ele aceitou o convite da direção do site para reger as cerimônias de entrega do troféu Setor 1 – edição 2016 em Porto Alegre e Canoas.

2016 foi um ano repleto de atividades para o personagem da folia. Com muita firmeza sustentou sua candidatura à Câmara de Vereadores do Município pelo DEM (Democratas). Não obteve êxito na ação, em contrapartida a admiração e carinho do povo portoalegrense só crescia. E não para por aí! Para culminar o ano com chave de ouro, Verçoza foi tema enredo de uma tradicional escola de samba da capital – a Copacabana. O tema está intitulado: “Quem foi rei nunca perde a majestade: A sereia canta Fábio Verçoza”.

Extremamente sensibilizados com a forte notícia, nossa Equipe enlutada segue dando apoio a todos os familiares e amigos íntimos do eterno e insubstituível Fábio Verçoza.

Hoje a passarela do samba se veste de preto... Alegria e o sorriso de Verçoza sempre abrirão espaço para nossa saudade. Eterno rei, digno em toda sua história... Sua estrela apontou para brilhar junto de Deus e de todos os baluartes que te recebem com festa no céu.


“(...) Minha trajetória foi marcada pelo amor pelo Carnaval. Dei um passo de cada vez para crescer e aprender junto com essa grande folia — disse ele em entrevista ao Diário Gaúcho, no ano em que se despediu da folia.”
In Memoriam Fábio Verçoza

DESPEDIDAS DO REI
Para você que deseja prestar as últimas homenagens ao saudoso Fábio Verçoza, estaremos disponibilizando o endereço para o deslocamento. O início do Velório está previsto para iniciar às 8 horas desta sexta-feira (30). O sepultamento ocorrerá ainda hoje a partir das 15 horas.
Capela 6 – Hospital da Santa Casa

Av. Prof. Oscar Pereira - Azenha, Porto Alegre - RS, 90450-190


FONTE: SETOR 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGENDA DA SEMANA DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL:

CONFIRA DA AGENDA DA SEMANA DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL:
CLICA AQUI E VER A AGENDA

CONFIRA DA AGENDA DA SEMANA DA MUSA DO BLOCO BURLESCO E BLOG RESPIRANDO CARNAVAL:
CLICA AQUI E VER A AGENDA


OBS: ENTRE CONTATO CLICA AQUI E BASTA PREENCHER OS DADOS E PASSA A AGENDA AS INFORMAÇÕES DA SUAS ESCOLAS DE SAMBAS E BLOCOS BURLESCO PRA NÓS DIVULGAR AQUI.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tags BLOG RESPIRANDO CARNAVAL

NOTÍCIAS ESCOLA DE SAMBA ESPECIAL SAMBA NO PÉ GAÚCHA NO CARNAVAL PROGRAMA GAÚCHA NO CARNAVAL RÁDIO GAÚCHA AM 600 kHz E FM 93.7 mHz UNIDOS DA SÃO GABRIEL MIRIM UNIDOS DO PROMORAR RÁDIO DIFUSORA AM 1.580 kHz BLOCOS ACADÊMICOS DO GRANDE ARROIO AMIGOS DO PIPOQUINHA ANIVERSÁRIO CLUBES BLOG RESPIRANDO CARNAVAL LETRA DO SAMBA CLUBE CAIXEIRAL 1 WEB RÁDIO RESPIRANDO CARNAVAL GLOBELEZA WEB RÁDIO ENTREVISTA PROGRAMA RESPIRANDO CARNAVAL PROGRAMA PRÉ CARNAVAL PROGRAMAS BLOCO LULUZINHA LIESAG BLOCO CATURRA CARNAVAL DE RECIFE SEMENTES DO AMANHÃ JORNAL BLOCO AS VENENOSAS RECIFE BLOCO DO CAROÇO CORTE MUNICIPAL UNIDOS DA SÃO JOSÉ EM NOTA JORNAL CORREIO DO SUL REGIONAL BAILE MUNICIPAL DE CARNAVAL BLOCO DO SACY CARNAVAL DE OLINDA OLINDA RÁDIO STÚDIO FM 104.9 mHz RAÍZES DO ARROIO GRANDE LETRA DA SAMBA NO PÉ UNIDOS DA PONTE RESGATANDO A HISTÓRIA CARNAVAL 2016 IMPÉRIO DO SUL LETRA DA UNIDOS DA SÃO GABRIEL PROGRAMA EXPRESSO NOTURNO RÁDIO UNIVERSIDADE AM 1.160 kHz CORTE MUNICIPAL MIRIM ANIVERSÁRIO DE SEMENTES DO AMANHÃ CARNAVAL 2015 COLUNA RESPIRANDO CARNAVAL GLOBELEZA 2017 ENQUETE GLOBELEZA 2016 LETRA DA ACADÊMICOS DO GRANDE ARROIO LETRA DA UNIDOS DO PROMORAR CARNAVAL 2017. AO VIVO CARNAVAL 2018. RÁDIO DIFUSORA AM 1.580 kHz E FM 106.3 mHz CLUBE DO COMÉRCIO LIBBAG WEB RÁDIO CARNAVAL CARIOCA CARNAVAL 2014 CLUBE GUARANY GLOBELEZA 2014 AUDIO ENCONTRO DE BLOCOS BURLESCOS CARNAVAL 2010 CARNAVAL 2011 CARNAVAL 2017 ANIVERSÁRIO DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL BLOCO BURLESCO RESPIRANDO CARNAVAL CLUBE CAIXEIRAL LETRA DO AMIGOS DO PIPOQUINHA LETRA DO SAMBA 2011 WEB RÁDIO CARNAVALESCO ANIVERSÁRIO DA RAÍZES DO ARROIO GRANDE ANIVERSÁRIO DA SAMBA NO PÉ ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DA PONTE ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DA SÃO GABRIEL ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DA SÃO JOSÉ ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DO PROMORAR CARNAVAL 2009 CARNAVAL 2012 CARNAVAL 2013 ANIVERSÁRIO DA ACADÊMICOS DO GRANDE ARROIO APARTIR DE HOJE JÁ COMEÇA O ENSAIO DAS ESCOLAS DE SAMBAS JORNAL MERIDIONAL LESAG MUAMBA POPULAR CARNAVAL PROGRAMA ESQUENTANDO OS TAMBORINS ANO NOVO FELIZ NATAL LETRA DO SAMBA 2010 LETRA DO SAMBA 2012 LETRA DO SAMBA 2014 LETRA DO SAMBA 2015 RETROSPECTIVA CARNAVAL 2019 PRIMEIRO DIA DO ANO TEMPORADA 2008 TEMPORADA 2013/2014 ANIVERSÁRIO DO IMPÉRIO DO SUL CARNAVAL 2018 CLIPE DAS ESCOLAS DE SAMBA DECRETO GLTC LETRA DA SEMENTES DO AMANHÃ LETRA DO SAMBA 2009 LETRA DO SAMBA 2013 LETRA DO SAMBA 2016 LETRA DO SAMBA 2017 LETRA DO SAMBA 2019 LIBAG NOTA DAS CADEIRAS RESGATANDO A HISTÓRIA DA SAMBA NO PÉ VANDERLEI SOARES APLICATIVOS CELULARES GLOBELEZA 2018 GRUPO BLOCH JORNAL A EVOLUÇÃO LETRA DO SAMBA 2018 REDE MANCHETE RESGATANDO A HISTÓRIA DA UNIDOS DA SÃO GABRIEL RESGATANDO A HISTÓRIA DA UNIDOS DA SÃO JOSÉ RESGATANDO A HISTÓRIA DA UNIDOS DO PROMORAR RÁDIO DIFUSORA FM 106.3 mHz SUPER RÁDIO TUPI AM 1280 kHz e FM 96.5 mHz TUPI CARNAVAL TOTAL ANIVERSÁRIO DO AMIGOS DO PIPOQUINHA BLOCO BANDA DO TICÃO COLUNA A EVOLUÇÃO NO CARNAVAL COMUNICADO MUSA DO BLOCO BURLESCO E BLOG RESPIRANDO CARNAVAL ORDEM DOS DESFILES OS PARCEIROS DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL TEMPORADA 2006 TEMPORADA 2007 ANIVERSÁRIO DA WEB RÁDIO RESPIRANDO CARNAVAL DEFENSORES DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE ARROIO GRANDE FOI NO CARNAVAL QUE PASSOU... LETRA DA RAÍZES DO ARROIO GRANDE LETRA DO SAMBA UNIDOS DA SÃO JOSÉ APRENDIZES DO SAMBA BLOCO AMIGOS DA 15 GLOBELEZA 2015 PORTAL TERRA DE MAUÁ PROGRAMA SAMBA DE PRIMEIRA RIO DE JANEIRO RÁDIO GLOBO AM 1220 kHz e FM 89.5 mHz ARROIO GRANDE BARÃO DE MAUÁ CARNAVAL RECIFE PROGRAMA TOQUE POPULAR RÁDIO GUAÍBA AM 720 kHz e FM 101.3 mHz SORTEIO DA ORDEM DOS DESFILES TRIO ELÉTRICO VISCONDE DE MAUÁ ANGELA MARIA AYTON SENNA BLOCO BOHEMIOS BLOCO DA SERAFINA BLOCO KALILA BLOCO TNT BLOCO UDT BLOCO XUSMERIO DA NEGRINHA CARNAVAL 2020 CARNAVAL DA MANCHETE CLASSIFICADOS DA ESCOLAS DE SAMBA ESTAÇÃO PRIMEIRA DA ZONA NORTE GTC LETRA DO IMPÉRIO DO SUL LIESA MEMÓRIA DO CARNAVAL PROGRAMA SAMBA DE ENREDO DE ARROIO GRANDE REDE CNT REVISTA MANCHETE RÁDIO BANDEIRANTES AM 640 KHZ E FM 94.9 MHZ RÁDIO CHARRUA AM 1.140 kHz E FM 97.7 mHz RÁDIO MANCHETE AM 760 kHz RÁDIO PELOTENSE AM 620 kHz S. ROSAS DE OURO SBT SONHO DE CRIANÇA TRIO ELÉTRICO PROIBIDOS TVCOM WEB RÁDIO ARQUIBANCADA