BLOG, BLOCO BURLESCO, MUSA E WEB RÁDIO RESPIRANDO CARNAVAL - O CARNAVAL É O ANO INTEIRO!: Sambistas Protestam Contra Corte de Verba para Carnaval, Rezam no Sambódromo e Gritam ‘Fora Crivella”






FAZER DOWNLOADS DOS SAMBAS DE ENREDO, LETRAS DE SAMBA DE ENREDO, MAPAS DAS PLANILHAS DAS NOTAS E A PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL CLICA AQUI. E DE OUTRAS CIDADES CLICA AQUI.


sábado, 17 de junho de 2017

Sambistas Protestam Contra Corte de Verba para Carnaval, Rezam no Sambódromo e Gritam ‘Fora Crivella”

Daniela Lima Safadi e Vinicius Vasconcelos. Fotos: Magaiver Fernandes
protesto_pref11
 
protesto_pref5A tarde ensolarada de sábado e o dia propício para a praia, a cerveja gelada e o churrasco com os amigos não diminuiu a vontade dos sambistas em protestarem contra a decisão da Prefeitura do Rio de Janeiro de cortar 50% da verba para os desfiles do Grupo Especial no Carnaval 2018. A medida deve atingir também a Série A e as escolas que desfilam na Intendente Magalhães. De 200 a 300 pessoas participaram do protesto que começou em frente ao prédio da Prefeitura do Rio, na Cidade do Nova, e terminou no Sambódromo, com direito a reza e gritos de “fora Crivella”.

– Ele (prefeito Crivella) jogou para galera e esqueceu das famílias que vivem do carnaval. Pegou o ponto fraco, falando que vai tirar o dinheiro das escolas para dividir com as crianças. A escola de samba gera, durante todo o período antes e depois do carnaval, centenas de emprego. Temos necessidade de trabalhar o ano inteiro para o desenvolvimento do desfile. Todo mundo tem família necessitada. Vai tirar de um lado para dar para outro. Ele não foi feliz – comentou Laíla, diretor de carnaval da Beija-Flor, que também comentou sobre uma possível intolerância religiosa do prefeito. * CLIQUE AQUI PARA LER

protesto_pref3
 
Estiveram no protesto deste sábado integrantes de diversas escolas de samba. Muitos levaram bandeiras e camisas de suas agremiações. O comentarista Milton Cunha esteve o tempo inteiro na linha de frente do protesto que foi organizado pelo grupo Sambistas da Depressão.
 
Para Jorge Silveira, carnavalesco da São Clemente, a prefeitura tem que entender a importância que o carnaval tem para cultura do Rio de Janeiro. 
 
protesto_pref1
– É muito mais que trabalho. É manifestação cultural e tem que se tratada como tal. Se tivermos algum corte vai atrapalhar o conjunto do trabalho e gerar menos emprego. Esperamos que o poder público possa incentivar cada vez mais. Ninguém aqui é a favor de tirar dinheiro das criancinhas, mas ninguém é tolo de acreditar que esse dinheiro sai das criancinhas. Tem que ter mais diálogo e a prefeitura entender que essa é a cidade do carnaval e ela não tem direito de fazer isso com a gente – explicou o artista da São Clemente.

‘É um limite de inteligência de um sujeito que não sabe viver um sonho e fantasia de um povo que o elegeu’
 
  protesto_pref6Proprietário do camarote Rio Samba e Carnaval, torcedor da Portela, e ex-presidente da Rocinha, o empresário Maurício Mattos conversou com o Site CARNAVALESCO e defendeu os desfiles das escolas de samba.

– Essa decisão é um limite de inteligência de um sujeito que não sabe viver um sonho e fantasia de um povo que o elegeu. O desfile das escolas de samba é um grande empreendimento da cidade. A decisão não é justa. Não pode jogar para iniciativa privada. Noto que a postura do prefeito, que viajou novamente para Europa, é um absurdo. Essa economia surge logo aonde temos resultado. Quem tem que investir nesse momento é a prefeitura que arrecada. Estou muito preocupado, porque sou um apaixonado pelo carnaval. Torço que tenha outra solução. Acho até que a prefeitura tinha que investir mais no projeto carnaval – comentou.
 
O coreógrafo da comissão de frente da Beija-Flor, Marcelo Missailidis, também participou do projeto e disse ao CARNAVALESCO que vê com pesar a decisão da prefeitura em cortar a verba para o carnaval.
 
protesto_pref9
– Especificamente para cidade do Rio de Janeiro o carnaval traz muitos benefícios no sentido amplo. A cidade necessita de grande eventos para se manter notada e o carnaval é fundamental para isso. Em Buenos Aires, o tango é alimentado o ano inteiro e em todos os cantos da cidade. O Rio de Janeiro concentra esse período no carnaval. É benéfico para rede hoteleira, comércio e trabalhadores de todas áreas. A cidade é concentrada de artistas. A decisão do prefeito chega a ser absurdo. Independente das suas razões pessoas, ele tem que reconhecer os valores culturais, senão, ele não está apto para administrar a cidade – afirmou.

Em seu primeiro ano na Série A, o carnavalesco do Cubango, Gabriel Haddad, disse que o corte na Série A e na Intendente Magalhães é muito triste e vai impactar no trabalho.

– Fico impressionado com essa atitude da prefeitura. O carnaval da Intendente é frequentado pelas pessoas dali. Fica muito cheio. Entender que a subvenção que a prefeitura da para o carnaval não movimenta retorno para ela própria tem alguma coisa errada. Falta bom senso. Não é uma atitude fiscal ou financeira da prefeitura. Tem ideia de ser agenda das igrejas. Na Cubango, nós vamos ter que nos precaver e tentar manter a festa – disse.

protesto_pref12
 
Um dos responsáveis pelo desfile da Unidos da Tijuca no Carnaval 2017 e atual carnavalesco do Peruche, em São Paulo, o carnavalesco Mauro Quintaes apontou que o momento é também para reestruturação do carnaval.

protesto_pref13– A mobilização dos sambistas é importante. Espero que o prefeito se conscientize que a cidade do Rio de Janeiro não é o quintal da casa dele. Carnaval carioca é conhecido mundialmente. A manifestação server para reestruturar o carnaval enquanto festa popular. Sem o carnaval, o Rio não vai poder se mobilizar e movimentar. Culturalmente é a maior festa do planeta. Acredito que temos o gatilho para os dirigentes e quem comanda o carnaval conseguir reformular o carnaval como um todo e que repensem nossa festa.

Sempre consciente de sua importância para o país e com grande militância política, o carnavalesco Cid Carvalho, da Beija-Flor e da Unidos de Bangu, disse que compareceu ao protesto para marcar que o samba não é despesa para o Rio de Janeiro.
 
https://i0.wp.com/www.carnavalesco.com.br/wp-content/uploads/2017/06/protesto_pref10
 
– O samba não é contra creche. O prefeito tem que entender que os R$ 3 bilhões que o carnaval injeta na cidade permite fazer muitas creches e também investir no carnaval. Não encontro respaldo lógico na decisão do prefeito. Parece que ele mistura o político com o bispo. Financeiramente não tem embasamento nenhum. É questão de conta. Questão financeira não é. O samba sobrevive desde sempre, ele agoniza, mas não morre. É mais um percalço e dificuldade. Mais também é uma oportunidade do samba falar que estamos aqui e daqui ninguém nos tira – finalizou Cid.
protesto_pref7
 
FONTE: CARNAVALESCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGENDA DA SEMANA DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL:

CONFIRA DA AGENDA DA SEMANA DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL:
CLICA AQUI E VER A AGENDA

CONFIRA DA AGENDA DA SEMANA DA MUSA DO BLOCO BURLESCO E BLOG RESPIRANDO CARNAVAL:
CLICA AQUI E VER A AGENDA


OBS: ENTRE CONTATO CLICA AQUI E BASTA PREENCHER OS DADOS E PASSA A AGENDA AS INFORMAÇÕES DA SUAS ESCOLAS DE SAMBAS E BLOCOS BURLESCO PRA NÓS DIVULGAR AQUI.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tags BLOG RESPIRANDO CARNAVAL

NOTÍCIAS ESCOLA DE SAMBA ESPECIAL SAMBA NO PÉ GAÚCHA NO CARNAVAL PROGRAMA GAÚCHA NO CARNAVAL RÁDIO GAÚCHA AM 600 kHz E FM 93.7 mHz UNIDOS DA SÃO GABRIEL MIRIM UNIDOS DO PROMORAR RÁDIO DIFUSORA AM 1.580 kHz BLOCOS ACADÊMICOS DO GRANDE ARROIO AMIGOS DO PIPOQUINHA ANIVERSÁRIO CLUBES BLOG RESPIRANDO CARNAVAL LETRA DO SAMBA CLUBE CAIXEIRAL 1 WEB RÁDIO RESPIRANDO CARNAVAL GLOBELEZA WEB RÁDIO ENTREVISTA PROGRAMA RESPIRANDO CARNAVAL PROGRAMA PRÉ CARNAVAL PROGRAMAS BLOCO LULUZINHA LIESAG BLOCO CATURRA CARNAVAL DE RECIFE SEMENTES DO AMANHÃ JORNAL BLOCO AS VENENOSAS RECIFE BLOCO DO CAROÇO CORTE MUNICIPAL UNIDOS DA SÃO JOSÉ EM NOTA JORNAL CORREIO DO SUL REGIONAL BAILE MUNICIPAL DE CARNAVAL BLOCO DO SACY CARNAVAL DE OLINDA OLINDA RÁDIO STÚDIO FM 104.9 mHz RAÍZES DO ARROIO GRANDE LETRA DA SAMBA NO PÉ UNIDOS DA PONTE RESGATANDO A HISTÓRIA CARNAVAL 2016 IMPÉRIO DO SUL LETRA DA UNIDOS DA SÃO GABRIEL PROGRAMA EXPRESSO NOTURNO RÁDIO UNIVERSIDADE AM 1.160 kHz CORTE MUNICIPAL MIRIM ANIVERSÁRIO DE SEMENTES DO AMANHÃ CARNAVAL 2015 COLUNA RESPIRANDO CARNAVAL GLOBELEZA 2017 ENQUETE GLOBELEZA 2016 LETRA DA ACADÊMICOS DO GRANDE ARROIO LETRA DA UNIDOS DO PROMORAR CARNAVAL 2017. AO VIVO CARNAVAL 2018. RÁDIO DIFUSORA AM 1.580 kHz E FM 106.3 mHz CLUBE DO COMÉRCIO LIBBAG WEB RÁDIO CARNAVAL CARIOCA CARNAVAL 2014 CLUBE GUARANY GLOBELEZA 2014 AUDIO ENCONTRO DE BLOCOS BURLESCOS CARNAVAL 2010 CARNAVAL 2011 CARNAVAL 2017 ANIVERSÁRIO DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL BLOCO BURLESCO RESPIRANDO CARNAVAL CLUBE CAIXEIRAL LETRA DO AMIGOS DO PIPOQUINHA LETRA DO SAMBA 2011 WEB RÁDIO CARNAVALESCO ANIVERSÁRIO DA RAÍZES DO ARROIO GRANDE ANIVERSÁRIO DA SAMBA NO PÉ ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DA PONTE ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DA SÃO GABRIEL ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DA SÃO JOSÉ ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DO PROMORAR CARNAVAL 2009 CARNAVAL 2012 CARNAVAL 2013 ANIVERSÁRIO DA ACADÊMICOS DO GRANDE ARROIO APARTIR DE HOJE JÁ COMEÇA O ENSAIO DAS ESCOLAS DE SAMBAS JORNAL MERIDIONAL LESAG MUAMBA POPULAR CARNAVAL PROGRAMA ESQUENTANDO OS TAMBORINS ANO NOVO FELIZ NATAL LETRA DO SAMBA 2010 LETRA DO SAMBA 2012 LETRA DO SAMBA 2014 LETRA DO SAMBA 2015 RETROSPECTIVA CARNAVAL 2019 PRIMEIRO DIA DO ANO TEMPORADA 2008 TEMPORADA 2013/2014 ANIVERSÁRIO DO IMPÉRIO DO SUL CARNAVAL 2018 CLIPE DAS ESCOLAS DE SAMBA DECRETO GLTC LETRA DA SEMENTES DO AMANHÃ LETRA DO SAMBA 2009 LETRA DO SAMBA 2013 LETRA DO SAMBA 2016 LETRA DO SAMBA 2017 LETRA DO SAMBA 2019 LIBAG NOTA DAS CADEIRAS RESGATANDO A HISTÓRIA DA SAMBA NO PÉ VANDERLEI SOARES APLICATIVOS CELULARES GLOBELEZA 2018 GRUPO BLOCH JORNAL A EVOLUÇÃO LETRA DO SAMBA 2018 REDE MANCHETE RESGATANDO A HISTÓRIA DA UNIDOS DA SÃO GABRIEL RESGATANDO A HISTÓRIA DA UNIDOS DA SÃO JOSÉ RESGATANDO A HISTÓRIA DA UNIDOS DO PROMORAR RÁDIO DIFUSORA FM 106.3 mHz SUPER RÁDIO TUPI AM 1280 kHz e FM 96.5 mHz TUPI CARNAVAL TOTAL ANIVERSÁRIO DO AMIGOS DO PIPOQUINHA BLOCO BANDA DO TICÃO COLUNA A EVOLUÇÃO NO CARNAVAL COMUNICADO MUSA DO BLOCO BURLESCO E BLOG RESPIRANDO CARNAVAL ORDEM DOS DESFILES OS PARCEIROS DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL TEMPORADA 2006 TEMPORADA 2007 ANIVERSÁRIO DA WEB RÁDIO RESPIRANDO CARNAVAL DEFENSORES DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE ARROIO GRANDE FOI NO CARNAVAL QUE PASSOU... LETRA DA RAÍZES DO ARROIO GRANDE LETRA DO SAMBA UNIDOS DA SÃO JOSÉ APRENDIZES DO SAMBA BLOCO AMIGOS DA 15 GLOBELEZA 2015 PORTAL TERRA DE MAUÁ PROGRAMA SAMBA DE PRIMEIRA RIO DE JANEIRO RÁDIO GLOBO AM 1220 kHz e FM 89.5 mHz ARROIO GRANDE BARÃO DE MAUÁ CARNAVAL RECIFE PROGRAMA TOQUE POPULAR RÁDIO GUAÍBA AM 720 kHz e FM 101.3 mHz SORTEIO DA ORDEM DOS DESFILES TRIO ELÉTRICO VISCONDE DE MAUÁ ANGELA MARIA AYTON SENNA BLOCO BOHEMIOS BLOCO DA SERAFINA BLOCO KALILA BLOCO TNT BLOCO UDT BLOCO XUSMERIO DA NEGRINHA CARNAVAL 2020 CARNAVAL DA MANCHETE CLASSIFICADOS DA ESCOLAS DE SAMBA ESTAÇÃO PRIMEIRA DA ZONA NORTE GTC LETRA DO IMPÉRIO DO SUL LIESA MEMÓRIA DO CARNAVAL PROGRAMA SAMBA DE ENREDO DE ARROIO GRANDE REDE CNT REVISTA MANCHETE RÁDIO BANDEIRANTES AM 640 KHZ E FM 94.9 MHZ RÁDIO CHARRUA AM 1.140 kHz E FM 97.7 mHz RÁDIO MANCHETE AM 760 kHz RÁDIO PELOTENSE AM 620 kHz S. ROSAS DE OURO SBT SONHO DE CRIANÇA TRIO ELÉTRICO PROIBIDOS TVCOM WEB RÁDIO ARQUIBANCADA